Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

FESTA JULINA - BOBÓ DE GALINHA

Olha o "Arraiá do Heitor aí gente!!!"
A nossa festa vai ser maravilhosa, quadrilha, cheia de pipoca, cachorro-quente, bolos e muito mais... e para ficar ainda mais saborosa, vamos servir a partir das 11h um delicioso BOBÓ DE GALINHA para todos poderem almoçar conosco na escola deverá levar pratos e talheres e se quiser levar para casa também pode, mas não esquece de trazer uma vasilha para levar.
Sua presença e participação é essencial!!!!!!!!
Os convites estão à venda com todos os professores e funcionários da nossa escola...
Abraços à todos e venham se divertir!!!

Foto meramente ilustrativa

Sr° Pais e/ou Responsáveis
Em algumas épocas do ano, pode acontecer a proliferação do piolho. A escola, preocupada com o bem-estar e saúde de nossos alunos, vêm por meio deste, pedir a colaboração dos senhores no sentido de estarem ainda mais atentos.
Certos em poder contar com a colaboração, agradecemos.Professores e Equipe Técnica.

domingo, 8 de junho de 2008

Bullying: você sabe o que é isso?

Conceito
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Atos característicos
Colocar apelidos
Ofender
Humilhar
Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar
Agredir
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Conseqüências
Depressão
Ansiedade
Estresse
Dores não especificadas
Perda de auto-estima
Problemas de relacionamento
Abuso de drogas e álcool
Roubar
Quebrar pertences

FESTAS JUNINAS



História:
Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos.As festas de junho são comemoradas em três datas principais:· 13 de junho - festa de Santo Antônio;· 24 de junho - festa de São João;· 29 de junho - festa de São Pedro.É claro que, como os brasileiros adoram festas, qualquer dia do mês de junho é dia de comemorar e, do norte ao sul do país, as barraquinhas de guloseimas vão surgindo, a música toca alto e a dança vai até o sol raiar! E viva São João!!!

Comidas Típicas:
Festa junina não é festa junina se não tiver muitos e variados quitutes. Huuummm... Só de pensar, fico com água na boca! Apesar de ter muitas coisas em comum, a culinária típica das festas juninas não é igual em todas as regiões do Brasil. No Norte, por exemplo, o biju e a tapioca são os quitutes mais saboreados nessas ocasiões. No Sul, o pinhão é a sensação das festas. No Sudeste, é o pão de queijo que faz sucesso. Na Região Centro-Oeste, a pamonha não pode faltar e, no Nordeste, o apetite dos festeiros é estimulado com muito cuscuz, cocadas, bolinhas de jenipapo e amendoim. Nas festas do meu bairro, cada um leva um prato. A mãe do Junin faz pé-de-moleque e o pai da Carol sabe cozinhar uma canjica maravilhosa. A vó da Juju gosta de fazer receitas com milho verde: ela faz milho cozido, pamonha e bolo de milho. É tudo muito gostoso! Minha mãe é especialista em bolo de fubá, e eu também sei fazer algumas coisinhas gostosas. Nessa festa, eu vou levar a pipoca e a paçoca, que são receitas deliciosas e fáceis de fazer! Aí vai a minha receita de paçoca para que você também possa colaborar com um prato típico na sua festa junina:
Paçoca:

Ingredientes:
1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele2 xícaras (chá) de açúcar1 xícara de farinha de mandioca1 colherinha de sal
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!

Quadrilhas:
A quadrilha foi trazida para o Brasil pela Corte portuguesa e, inicialmente, era dançada apenas pela nobreza. Com o tempo, ela foi se popularizando, e a dança servia para representar o dia-a-dia dos trabalhadores da roça e os perigos e dificuldades que eles enfrentavam a caminho do trabalho. Além da quadrilha, outros tipos de dança também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro. E, quando falamos em dança, não podemos esquecer das cantigas que todos gostam de cantar e que alegram as festas. Essas duas são as minhas preferidas:
Pula a fogueira
Pula a fogueira, Iaiá
Pula a fogueira, Ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor.

Capelinha de Melão
Capelinha de Melão
É de São João,
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão.
São João está dormindo,
Não me ouve não,
Acordai, acordai, acordai João.

PORTFÓLIO INFORMÁTICA 1ºSEM - VESP

Portifólio 1º - Sem - Vespertino

DENGUE!!!

Conselho Escolar

Teste seu conhecimento!!

Frases e Pensamentos