Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2008

1º de Abril - Dia da Mentira

São várias as brincadeiras relatadas sobre o dia da mentira.
Uma das explicações para o dia 1o de abril ter se transformado no dia da mentira, seria proveniente de uma brincadeira surgida na França. A brincadeira teve início no ano de 1564, quando o rei da França Carlos IX, decretou que o ano fosse iniciado no dia primeiro de janeiro, o que gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para propagação da nova data. Desde o início do século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de Março, data que assinalava a chegada da primavera. As festas tinham duração de uma semana e terminavam no dia 1o de Abril. Dia esse que, antes do decreto citado acima era reconhecido como início do ano e depois passou a ser conhecido como dia da mentira por motivo das brincadeiras que eram feitas para provocar risos. As brincadeiras, chamadas pelos franceses de plaisanteries, apareceram por todo o mundo, como por exemplo, a da carta, que se enviava por um portador designada a outra pessoa, na qual continha a seguinte frase: “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir”. Outra brincadeira valia-se de mandar cartas convidando amigos para o casamento de pessoas que não se conheciam, nestas eram indicados todos os detalhes sobre o casamento fictício. No Brasil a data começou a ser propagada em Pernambuco, onde circulou “A Mentira” em 1o de Abril de 1848, que noticiava sobre o falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, esta solicitava aos credores um acerto de contas proposto em um local inexistente, que se realizaria no dia 1o do ano seguinte. O dia da mentira não ocorre ao mesmo tempo em todo mundo. A data é pouco conhecida por pessoas que não vivem no ocidente.

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

terça-feira, 11 de março de 2008

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.
O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

O Significado da Páscoa

SAIBA MAIS...
Como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim: O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Poesia do dia Intenacional da Mulher

A poesia foi criada por André Luis Machado de Oliveira, nosso aluno do 8° ano B.
Ele criou a poesia e entregou a todas mulheres da escola em comemoração ao seu dia.
Parabéns!!!! E que esta seja a primeira de muitas criações dos nossos alunos, não só do André, mas de muitos outros com trabalhos belissímo como este.

domingo, 9 de março de 2008

15 DE MARÇO - DIA DO CIRCO


“Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo...”

Respeitável público, temos o prazer de comemorar, o dia do Circo.
A data surgiu em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu no dia 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Considerado um grande palhaço, ele era famoso por sua enorme facilidade em fazer os outros rirem e também pela habilidade como ginasta e equilibrista.
O circo é tido como uma das manifestações artísticas mais antigas e que, dentre outras coisas, influenciou o teatro. Mas os profissionais que trabalham no circo (circenses) reclamam que a sua atividade não é reconhecida no Brasil.

História do circo
Considera-se que as artes circenses surgiram na China. Foram descobertas pinturas de acrobatas, contorcionistas e equilibristas com quase 5 mil anos de idade no país. Mas todas essas atividades faziam parte do treinamento dos guerreiros para que eles ganhassem mais força, agilidade e flexibilidade. Os espetáculos só começaram em 108 antes de Cristo, quando houve uma grande festa para visitantes estrangeiros, com números surpreendentes. O imperador chinês gostou tanto que todo ano, durante o Festival da Primeira Lua, o show se repetia.
Porém, outros tipos e formas de artes circenses surgiram em lugares diferentes. Nas pirâmides do Egito existem pinturas de malabaristas e, nos desfiles militares, eram exibidos animais ferozes das terras conquistadas, caracterizando os primeiros domadores. Na Índia, os números de contorcionismo e saltos são milenares.
Na Grécia, o teatro de comédia fazia o povo rir, como os palhaços. Em Roma, no ano de 70 antes de Cristo, já havia um anfiteatro destinado a exibições de habilidades incomuns. Mas foi no ano de 40 antes de Cristo que o circo ganhou espaço, com a construção do Coliseu, onde cabiam 87 mil pessoas e aconteciam apresentações de animais, engolidores de fogo, gladiadores e outros.

sexta-feira, 7 de março de 2008

08 de março - Dia Internacional da MULHER


Mulheres

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento.

Pablo Neruda
PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES!!!!!!!!!!!!!

PORTFÓLIO INFORMÁTICA 1ºSEM - VESP

Portifólio 1º - Sem - Vespertino

DENGUE!!!

Conselho Escolar

Teste seu conhecimento!!

Frases e Pensamentos